Dados pessoais de 553 milhões de usuários do Facebook foram vazados

ESET, uma empresa líder em detecção proativa de ameaças, alerta que um pacote de dados contendo os números de telefone de mais de 500 milhões de usuários do Facebook, junto com outras informações, como nome, data de nascimento, endereço de e-mail, ID do Facebook, localização geográfica, gênero, ocupação foram oferecidos gratuitamente em fóruns de hackers. De acordo com as informações sobre a localização geográfica, só na América latina foram mais de 65 milhões de usuários com seus dados vazados.

               

O Facebook alegou que os dados incluídos neste vazamento são os mesmos coletados em 2019, após atores mal-intencionados aproveitarem uma vulnerabilidade na função para adicionar amigos da rede social, que foi posteriormente corrigida. Conforme explicado pelo site BleepingComputer, não se sabe se os dados que compõem o pacote oferecido foram retirados na íntegra do Facebook ou se parte deles foi coletado em perfis públicos e depois adicionados à lista.

“Da ESET alertamos como isso afeta os usuários se um aplicativo ou serviço sofrer uma violação de dados, nas mãos erradas essas informações podem ser usadas para realizar ataques de phishing através do e-mail ou outro tipo de ataque de engenharia social; até mesmo para realizar ataques de SIM swapping.”

Este incidente reforça a importância de alterarmos as senha com certa frequência e não utilizarmos a mesma senhas em diversos serviços, também reforça o uso de autenticação em dois fatores sempre que possível.

Fonte: itwarelatam.com